Esta é a ERS030, na altura da parada 101 de Gravataí, durante as intensas chuvas. É tanta água que às vezes o trânsito fica bloqueado nos dois sentidos da via.
Mas de onde vem tanta água? O local está situado numa ponte sobre uma vala. E pra quem defende que a vala não daria conta de escoar tanta água devido às fortes chuvas dos últimos dias em todo o estado, dá só uma olhadinha nesta imagem…
Em quantos canos de escoamento você consegue ver a água passando?
Agora veja o outro lado da mesma ponte.
É isso mesmo! São três canos de escoamento, mas devido à poluição, mal é possível enchergar, se quer, um cano. Entre os descartes, há também objetos desprendidos dos veículos durante os alagamentos, como por exemplo as calotas, muitas calotas. E, advinhe… Uma placa de carro não poderia faltar nesta lista. É comum o desprendimento de placa veicular ao trafegar pela enchente.
A pedido dos moradores do Bairro Vila Cledí, fomos até suas casas para registrar a situação nos fundos dos terrenos. Terrenos estes que alagam sempre quando chove.
O dia é 30 de maio de 2024, feriado de Corpus Christi, tarde ensolarada, mas a rua… Com evidências do cenário de alagamento.
Fomos até os fundos das residências, onde tivemos acesso à mesma vala. Lá o cenário é ainda pior! Entre a poluição, há pilha de telhas, paredes e tesouras de madeira, pedras de alicerce e casinha de cachorro. Esse material seria utilizado na construção de uma casa no mesmo local, porém antes do início da obra, foi carregado pelas águas.
Moradores também sugerem que seja substituída a curva da vala, por uma passagem reta, pois a força da água sobre a curva vem expandindo cada vez mais a largura da vala, e já obrigou o recuo de cerca de um metro e meio dos terrenos ocupados pelos mesmos.
Contam também que a rua já recebeu, no decorrer dos anos, algumas caçambas de terra, o que os obrigou a aterrarem inda mais os seus terrenos, para nivelar com a rua, evitando alagamento em seus pátios. Mas nem todos tem a mesma condição… Esta casa é uma das mais afetadas, sempre quando chove, a água alaga o pátio. Nas imagens é possível ver a marca do nível da água nos últimos dias.
Acreditamos que a limpeza da vala, a eliminação dos materiais abandonados, e a desobstrução dos canos de escoamento, por mais intensas que tem sido as chuvas dos últimos dias, evitaria considerávelmente os alagamentos, tanto das residências locais, quanto da rodovia. Portanto, estamos encaminhando uma nota de urgência de reparo para a Diretoria de Saneamento (Rede de esgoto pluvial), setor responsável pela limpeza de valas e arroios, e qualquer cidadão pode acompanhar o andamento desta solicitação através deste mesmo site clicando aqui