O trânsito faz parte da vida de toda a humanidade. Independente do ato de dirigir ou não. Seja como condutor, ciclista, passageiro de transporte, pedestre, etc… De alguma forma todas as pessoas fazem parte do trânsito. Portanto é indispensável a qualquer cidadão ter conhecimento sobre o assunto.
O trânsito é o responsável por um dos maiores índices de mortes e lesões de pessoas no mundo todo. Muitas dessas ocorrências seriam evitadas se todos tivessem conhecimento das regras de trânsito e as estudassem frequentemente. Portanto considero de extrema importância que seja integrada nas escolas a matéria de trânsito, de forma obrigatória em todas as séries, bem como as demais (português, matemática, ciências, geografia, religião, e etc…), desde o ensino primário, por um profissional da área, credenciado pelo Departamento de Trânsito do Estado.
Isso, além de educar e conscientizar a todos, contribuiria significativamente com a redução do índice de desemprego no mercado de trabalho, empregando a muitos profissionais da área e sendo uma nova oportunidade para novos profissionais. Também descartaria a obrigação da realização de aulas teóricas durante o processo de primeira habilitação para quem sempre estudou a matéria de trânsito na escola, pois este já estaria munido das teorias de trânsito, o que também reduzuria significativamente o preço do processo. Quanto aos profissionais teóricos, estes passam a atuar nas escolas, como citei acima.
Ah, e por falar em Educação de Trânsito, vale ressaltar que, o artigo 24 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz o seguinte:
Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
(Inciso XXIII incluído pela Lei n. 14.071/20, em vigor a partir de 12ABR21)
E aí, você conhece alguma escola pública de trânsito? Eu não! Mas se pelo menos isso funcionasse, faria um grande efeito positivo em nossas vidas.
Comente aqui a sua opnião sobre o assunto. Obrigado por consumir a este conteúdo! Continue acompanhando nossas informações.